terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Playing Cat on my Jukebox


Se 2007 foi uma mão cheia de bons concertos, para 2008 muito mais não poderíamos pedir. Mas com o regresso ao estúdio de bandas como The Cure, R.E.M., Portishead, Led Zeppelin, RATM, Franz Ferdinand e Radiohead, as esperanças dos menos ou mais contidos aprendizes da melomania não se acomodou ao "Ah! foi tão bom". Com efeito, grandes nomes de entres estes já confirmaram a sua passagem pelo nosso país. Mas, hoje, faço aqui, no Les Vancaces de Hegel, destaque a um clã muito peculiar do cenário musical - os singers/songwriters. As petições para o retorno do senhor de Songs From a Room já circulam, Nick Cave e as suas sementes mafiosas já garantiram que dia 21 de Abril passam por Lisboa, Feist (para júbilos de muitos broken hearts) também virá cantarolar-nos umas baladas ajazzísticas, e agora a grande diva Chan Marshall anuncia que trará os seus amigos para ao palco da Aula Magna subirem na qualidade de Cat Power.
Lançando um breve olhar sobre o mais recente albúm da cantora norte-americana, Jukebox é um disco de covers ao jeito de Chan, que embora não contendo temas irreconhecíveis como o Satisfaction de The Covers Record, ainda assim não é parco na transfiguração. A abrir, um arrebatador som groove do clássico de Sinatra, New York, Nem York, seguido de uma balada quase soul em que a voz límpida e sensual de Cat repete: I love you / I love you baby /But you've got to understand / When the Lord made me /He made a ramblin' woman / He made me. E, claro, o predilecto folk que surge em temas como Silver Stallion e Lord, Help The Poor & Needy. Uma boa selecção de temas, que vai desde Dylan (de quem faz duas versões I Believe In You e Song To Bobby), a Janis (Woman Left Lonely), passando por Mitchell (e pelo seu mítico Blue ) e que só poderia resultar nisto: uma Jukebox perfeita, cheia de soul power, em que mais do que covers, temos "uncovers". E quando um artista aceita o desafio de pegar numa música de sua autoria, como Chan o faz com Metal Heart, não muito mais se pode dizer senão que, ao jeito de Billie Holiday, "Cat Power I'm so completely yours".

8 comentários:

Francisco disse...

escreves bem, pá. até fiquei com mais vontade de ir ao concerto.

Maria disse...

Thanks. É da boa música

Maria del Sol disse...

She's the greatest. :D

Lá estarei, dê por onde der!

Maria disse...

Acho que sim. :)

Anónimo disse...

Hmm... Agora fiquei com curiosidade de descobrir essa jukebox! =D

Great blog! *

s. disse...

do pouco que ouvi sem dúvida a 'cover' da metal heart e a don't explain foram as que mais me ficaram no ouvido. ainda assim acho que preferi o albúm de covers que ela fez antes.

s. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Eu vou estar lá no coliseu do porto. Gostei do blog ;)

Beijo *