terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

O Anelogio do Provincianismo

Mais uma vez este fim-de-semana uma das caras conhecidas do jet-set ali de S.Bento, desta feita o senhor Manuel Alegre (que, embora tendo títulos como "Cão como nós", isso é lá com ele) veio pregar a ladainha da perdição dos coitadinhos dos portugueses - ou para os mais "patriotas" - lusitanos (como os cavalos). "Os portugueses estão desanimados", "Os portugueses vivem em permanente crise". Se calhar um Xanax já ia. Ou então que tal oferecer-se livros de auto-ajuda do Dr.Phil ou da Oprah? Ah! é verdade, isso é estrangeirada e não fica bem. Mas a Fátima Lopes já escreve letras em páginas que depois são publicadas em livros. Se calhar servia (ou não) - Sanidade mental? O que é isso?)

Outrora era a saudade. Agora é a crise. A próxima palavra da moda poderia ser Provincianismo. Mas para chegarmos a esse estado de "clareza intelectual e ética" muito teria que mudar. Menos novos ricos na política armados em Dâmaso Salcede, mas em versão ainda mais rasca, que em vez de louvar as luzes de Paris quase que fazem quadras (a rimar apenas nos últimos dois versos, à boa maneira portuguesa, estilo Jorges Palmas e Mafaldas Veigas) apologéticas da beleza telúrica de Santa Comba Dão - dispensamos fulanos como esses.

Chique a valer? Qualquer dia estão Belém e S. Bento repletos de "individualidades" em belos trajes de tonalidades azul pastel. Com véu, claro.

1 comentário:

gr alt disse...

EPAH É ASSIM o MANUEL ALEGRE É UM SENHOR.PONTO