terça-feira, 23 de dezembro de 2008

pró-forma

O despertador finge-se cool ao som de 'Absolutely Cuckoo'. Hoje toca cedo porque decidi contornar o ócio matinal, apanágio das manhãs de Inverno. Levanto-me e, instantaneamente ligo a televisão. Séries norte-americanas, como prato do dia (manhã, tarde, noite). Mas leves, que ao acordar não apetece ver o agente Cooper e afins. 09h20, devia ir fazer exercício (primeiro o emocional, depois o físico). A indumentária, ao sair de casa, surpreende-me. Burguesinha ocidental. Uma t-shirt verde/azul marinho com o símbolo da Adidas ('mas por que raio tens isto?'), umas calças justas e uns ténis Nike à la Amy Winehouse em ruas de Picadilly City. Eles não me pagaram a publicidade. Nem tampouco me lembro de me alugar no e-Bay como spot. Pró-forma. Hoje vesti-me pró-forma, como a miúda da periferia de Paris, ou do centro de Tóquio. Formatada.
Mas, curiosamente, entro no carro (burguesa ocidental) e penso-me, à revelia da indumentária de hoje, perfeito cliché woodyallenesco - tenho sessões de psicoterapia, leio McLuhan, vejo Bergman e rio-me da ironia que é ter medo da intimidade. Infelizmente não vivo em Manhattan. Nem tudo o que é pró-forma é completo.

8 comentários:

Francisco disse...

Já fui acusado de ter medo da intimidade. E escrevi sobre isso.

Maria disse...

Pois eu sou a primeira a acusar-me.

penim disse...

apesar de ter gostado muito do que li, passei a odiar-te a partir desta passagem 'Hoje toca cedo porque decidi contornar o ócio matinal, apanágio das manhãs de Inverno.'

invejo-te.

tanto.

SpetzNatz disse...

hahaha, aqueles ténis sair-te-ão caros um dia !

Profetizo !

Maria disse...

César, não são os que estás a pensar. Estes são mais discretos lol

Maria del Sol disse...

Sei que isto fica mal como comentário a um texto sobre pró-forma (um texto brilhante, by the way!), mas é sincero: desejo um feliz natal à autora do mesmo. :)

Beijinhos!

DoxDoxDox disse...

Gostei do texto. =)

Anónimo disse...

...please where can I buy a unicorn?