segunda-feira, 26 de maio de 2008

La Nouvelle Vague retourne

Fizeram ambas parte dos franceses Nouvelle Vague, e isto, por si só, já seria selo de qualidade e creditação. À revelia do meu muito assumido fanatismo pela banda, após a audição dos recentes albúns a sólo de Phoebe Killdeer e Camille, em projectos distintos, confirma-se que a ousadia, a sensualidade e a capacidade de se metamorfesearem se mantém.
Phoebe Killdeer, talvez o membro mais emblemático dos Nouvelle, aposta agora no albúm Weather's Coming, em conjunto com os The Short Straws, e presenteia-nos com um elenco de temas que oscilam entre a bossa, o jazz, o lounge, num som garrido, irónico, arrojado e meticuloso. Diz a crítica ser a próxima PJ Harvey. Ouça-se Big Fight ou Paranoia. Não é PJ, é Phoebe, a Phoebe de Human Fly, tão singular quanto tinha deixado já manifesto, quer nos seus projectos de estúdio, quer nas suas apresentações ao vivo.
Camille, já nestas lides da carreira a sólo há pelo menos dois anos, edita este ano Music Hole, que, tal como um nome indica, é um "buraco" imenso de fonias múltiplas, em que perpassamos pelo downtempo, o lounge, a bossa, o trip-hop e até mesmo o hip-hop. De máscaras variadas, é um albúm que surpreende a cada faixa, em transições inesperadas como a de Cats&Dogs para Kfir, por exemplo.
A confirmação de que a nova vaga francesa veio para ficar, e com classe.


Phoebe Killdeer And The Short Straws - Paranoia

3 comentários:

Maria del Sol disse...

Já conhecia a Camille e tenho grande apreço pelo trabalho dela. Depois de ter prestado uma boa colaboração aos Nouvelle Vague é uma virtude e um acto de coragem não ter receado desbravar outras paisagens sonoras, em vez de se manter apenas nas explorou (com bons resultados) no projecto anterior.

Da Phoebe ouvi falar muito recentemente, se não me engano ou passou ou vai passar em breve por Lisboa. Esta primeira amostra soou-me bem, fiquei com vontade de conhecer melhor.

Maria del Sol disse...

Off-post: também vou ver a Cat ao Coliseu, hoje à noite. :)

pegueitrinquei disse...

Que bom, desconhecia! E também sou fanática. Thanks pela informação :)