quarta-feira, 21 de maio de 2008

Sadly one Sunday

Escrita em 1933 pelo compositor húngaro Seress e com letra de Jávor, esta é, muito provavelmente, das músicas da história recente com mais misticismo e com uma aura que tem tanto de enigmático quanto de fantástico. Recentemente conhecêmo-la por "Gloomy Sunday" e, sendo composta num dia chuvoso, foi hino do suicídio macabro do seu criador, precisamente num domingo. Desde então, muitos têm seguido as pisadas de Seress, saltando de uma janela ao som da perturbante melodia. Hoje fala-se de um próprio "culto do suicídio" gerado em torno de "Gloomy Sunday".

Ao ouvirmos a voz arrepiantemente espantosa de Diamanda Galás a ecoar estas palavras belamente escritas, percebemos porquê.


The earth and the flowers
Are forever above me
The bell tolled for me
And the wind whispered, "Never!"
But you I have loved
And I'll bless you forever
Last of all Sundays



Gloomy Sunday - Diamanda Galas

3 comentários:

Anónimo disse...

n conhecia a história mas é incrível! :|

a Diamanda Galás é daquelas personagens que tenho d conhecer.
tou a ouvir a voz dela pela primeira vez...

...

... acho q fiquei sem palavras... uau

Anónimo disse...

Confesso que também desconhecia esse "culto". Mas já tinha ouvido Diamanda Galás... felizmente. Que senhora poderosa!

pegueitrinquei disse...

Bolas, que arrepio!