sábado, 15 de março de 2008

Quem é o falso profeta?

Se dissermos que There Will Be Blood é um filme sobre um magnata do petróleo estaremos a ser claramente reducionistas. Mais do que se concentrar numa possível análise sobre os modos enviesados e interesseiros de um homem pragmático cheio de lábia, Paul Thomas Anderson, magnificamente, e claro, contando com a performance arrebatadora de Daniel Day Lewis, deixa a cru a hipocrisia humana no seu estado mais primitivo, a obsessão tacanha e a manipulação pela religião e o isolamento e degradação interiores, só resolvidos mediante a vingança.


I am a false prophet! God is a superstition!

No fundo, um grande soco no estômago.

10 comentários:

Francisco disse...

tou mesmo a ver que vou deixar isto sair do cinema :(

Sorrisos em Alta disse...

No etômago, prefiro um bom tinto!
:o)

PS - Obrigado pelo link.
Já retribui
E cá voltarei

Entretanto, um sorridente fim-de-semana para ti!

Anónimo disse...

Pois eu também. Ainda não tive oportunidade de ver esta obra de arte!
Um bom fim de semana!

Unknown disse...

Um enorme filme com um enormíssimo actor.
VA

Anónimo disse...

Há que o dizer: Paul Dano é outro actor a seguir atentamente - e subitamente, apeteceu-me rever o brilhante Little Miss Sunshine!

=) *

Maria disse...

Sim, de facto. Um pastor hipócrita de fazer gelar a espinha.

Anónimo disse...

Mas eu estou muito interessado no filme, principalmente pela outra obra de arte que é a banda sonora, feita pelo excelentíssimo Jonny Greenwood (Radiohead), que está genial, então no contexto do filme, deve ser algo...

Maria del Sol disse...

Tal como o Francisco, estou com um feeling de que vou deixar fugir este magnífico filme dos cinemas, apesar da vontade de o ver ser imensa. A elasticidade dos meus euros é que casa vez é menor :/ ...

Anónimo disse...

opah bolas queria tanto ir ver esse filme, mas acho que vou deixar sair do cinema...fuck :(

Maria disse...

A OST assenta que nem uma luva, indeed.