domingo, 20 de julho de 2008

Girl's Song in Winter


Muito já aqui se escreveu sobre os singer-songwriters na música pop/folk. O motivo é bastante simples: a cada vez que descubro uma nova voz, a minha fidelidade para com este específico estilo condensa-se.

Hoje, quero aqui destacar Vashti Bunyan, cantora britânica que, aos 19 anos, disse: "I want to be a pop-singer". Estávamos nos anos 60, em que as vozes femininas cantavam sobretudo o amor, a paixão e a jovialidade, mas Vashti viria a desbravar todo um novo terreno, que, só recentemente, com a profusão da vaga "new weird America" e do "freak folk", viria a ser consagrado.

Influenciada pelos trabalhos de Bob Dylan, diz a própria que, na época, por mais que quisesse escrever canções de amor, estava demasiado embrenhada no universo do Mr. Tambourine Man. Escreveu a própria: "Bob Dylan's words began to fill the air in my young head and to educate me more than anything in my life had ever done".

Percebe então que não quer ser uma cantora folk-pop tradicional, mas antes fazer anti-love pop songs, alegando, "they are more realistic about love than ordinary songs". Acrescentando, dizia ainda: "love is changeable, you cannot pin anything or anyone down in this world - if you try it mostly won't work. I still feel the same, suspended in a life that has turned and twisted in many unexpected ways, some good, some not so good, but always and still filled with hope".

A compilação de Vashti editada no ano passado, sob o nome do seu grande single Some Things Just Sitck In Your Mind, é um bom começo para conhecer o trabalho da cantora, a jovem de 19 anos que trauteava:

I love you now as you don't love me

I can't let you know - you're too far away

But I wonder now just what did you see

When you looked at me in that loveless way.


5 comentários:

Francisco disse...

tu e as senhoras singer-songwriter/folkers... :) mas fiquei curioso.

Deepak Gopi disse...

ola amiga
bom dia
coma esta???
Nice to meet you
It apears that you are a great appreciator of music :):)
I am from India.

Maria del Sol disse...

Por acaso só neste Inverno é que tomei contacto com o universo da Vashti. E logo que ouvi a "Diamond day" fiquei rendida. Perante tanta delicadeza e tanta honestidade, só um coração de pedra é que não se comove. :)

telma disse...

agora também fiquei curiosa para ouvir. *

Anónimo disse...

tenho de ouvir, estou mt curiosa.